Cheesecake de baunilha e mirtilo

400 mL de natas
400 g de queijo fundido Philadelphia light
1 vagem de baunilha
8 a 10 c. sopa de açúcar
5 folhas de gelatina incolor
300 g de bolachas digestivas de aveia
200 g de margarina
compota de mirtilos

Preparação:
Começar com a preparação da base. Aquecer a margarina até derreter, deixar arrefecer. Esmagar as bolachas e adicionar a margarina derretida até fazer uma pasta. Aqui, dependendo do tipo de bolacha, adiciona-se mais ou menos quantidade de margarina, até ser suficientemente moldável, mas não mole de mais. Cobrir uma base de tarte amovível e deixar no frigorífico.
Para o recheio, começar por demolhar a gelatina em água fria (+/-20 min). Levar as natas ao lume muito brando (nunca ferver). Colocar a vagem de baunilha nas natas aquecidas. Deixar amolecer por 5 min e retirar a vagem. Abrir a vagem longitudinalmente, retirar o conteúdo com uma colher ou faca, e adicionar nas natas aquecidas. Escorrer a gelatina já demolhada, e adicioná-la às natas e mexer bem com um batedor manual, para não deixar nenhum grumo. Adicionar o açúcar, mexer com o batedor, e de seguida adicionar o queijo, voltar a mexer para fundir bem a mistura. Quando a mistura estiver homogénea e bem fundida, deixar arrefecer um pouco (1-2 min). De seguida, deitar a mistura na base de bolacha e levar ao frigorífico durante a noite.
No dia seguinte, retirar com cuidado o cheesecake da base amovível e cobrir com a compota de mirtilo.

Se preferirem, podem fazer a vossa compota de mirtilos:

1 folha de gelatina incolor
300 g de mirtilos biológicos
4-5 c. sopa de açucar

Preparação:
Lavar bem os mirtilos. Demolhar a folha de gelatina em água fria, tal como para o cheesecake. Juntar tudo num tacho e levar ao lume brando até que os mirtilos se comecem a desfazer. Gosto de deixar alguns mirtilos inteiros! Ir mexendo bem e deixar arrefecer num frasco de vidro antes de servir.

Bom apetite! 👄

Comentários