Lasanha de cogumelos Pleurotus

200 g de cogumelos Pleurotus
1 pimento vermelho
1 cebola
210 g de polpa de tomate
massa de ovo fresca para lasanha
queijo parmesão
cebolinho desidratado q.b.
alho q.b.
salsa q.b. 
malagueta em pó q.b.
azeite q.b.
sal q.b.
orégãos frescos q.b.

Para o molho bechamel:
250 mL de leite (ou bebida vegetal de amêndoa)
1 c. sopa de margarina vegetal
2 c. sopa de farinha de trigo
sal q.b.
noz-moscada q.b.

Preparação do molho bechamel:
Este molho deve ser feito em lume brando, em todas as fases. Começar por derreter a margarina vegetal num tacho e juntar a farinha. Ir juntando um pouco de leite e mexer bem até ficar uma massa homogénea e espessa. Aos poucos, ir acrescentando o resto do leite, juntar a noz-moscada e um pouco de sal, e ir mexendo sempre em lume brando. Lentamente o líquido vai engrossando. Não deixar demasiado espesso para esta receita, pois a massa da lasanha vai cozinhar neste molho. Tem que ficar mais líquido do que espesso.

Preparação da lasanha:
Lavar o pimento e os cogumelos. Principalmente pela sua textura, os cogumelos Pleurotus são dos meus preferidos para colocar na lasanha, ou para servir simplesmente salteados com alho e ervas, acompanhados com arroz. Nesta receita, o seu sabor fica intensificado com o pimento e o tomate. Antes de cozinhar, devem ser desfiados em pedaços pequenos.
Picar a cebola, o pimento e o alho, e saltear em azeite numa frigideira wok, deixar cozinhar até a cebola ficar douradinha. Juntar os cogumelos ao refogado, adicionar o tomate, a salsa picada, malagueta em pó e sal, e saltear. Cozinhar até que os cogumelos fiquem bem tenros. Dispor duas folhas de massa numa travessa de pirex funda, de preferência retangular de forma a que as folhas da massa não se sobreponham (pois a sua sobreposição dificulta a cozedura). Por cima da massa, dispor umas colheres da mistura de cogumelos e uma dose generosa de molho bechamel. Repetir o processo e colocar mais duas folhas de massa. Por cima da massa colocar umas raspas de queijo parmesão e cobrir com folha de alumínio. Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 25 minutos.
Polvilhar com orégãos frescos, de preferência do vaso ou do quintal! 😀

Porções para 4.

Bom apetite! 👄

Comentários