Pão de alfarroba

320 g de farinha de trigo 
100 g de farinha de alfarroba
360 g de água morna (37ºC)
7 g de fermento de padeiro seco
1 c. chá de sal

Preparação:
Usei farinhas biológicas sem fermento. Esta farinhas não necessitam de ser peneiradas. Em relação ao fermento de padeiro seco usei da Fermipan. É importante que a água só esteja morna, porque se estiver demasiado quente as leveduras (fermento) morrem.
Numa taça de vidro misturar as farinhas, o fermento e a água. Mexer muito bem com uma colher de pau, para que as farinhas vão libertando o glúten, desta forma a massa vai ganhar elasticidade. Adicionar o sal e misturar. Cobrir a taça com um pano de algodão e deixar esta massa repousar durante 8 horas num sítio quente/tépido e sem correntes de ar (p.e. dentro do forno).
Depois da massa ter levedado (ganha bolhas e fica mais elástica e fofa), deitar a massa numa bancada bem enfarinhada. Enfarinhar bem as mãos também e ter mais farinha à mão. 😉 Puxar a massa de dentro para fora algumas vezes até formar uma pequena bola. Virar a costura para baixo, colocar esta massa sobre uma folha de papel vegetal e deixar descansar cerca de 15 minutos, enquanto se liga o forna para pré-aquecer a 250ºC. Colocar uma panela de ferro ou inox dentro do forno para pré-aquecer. Assim que estiver quente, passar a massa do pão para dentro da panel (transportar com o papel vegetal, e deixar a massa com o papel vegetal dentro da panela para facilitar). Tapar a panela e cozer durante 30 minutos a 250ºC. Depois de passar esta meia hora, retirar a tampa e levar a tostar durante mais 10 minutos.

Bom apetite! 👄




 

Comentários